Por mais de um século, a Associação Comercial de São Paulo testemunhou a emergência de ciclos de recessão, seguida de recuperação da economia brasileira. Agora, a ACSP quer compartilhar com você esse valioso conhecimento acumulado, somado às práticas de especialistas em diferentes áreas, em uma sequência de módulos reunidos na primeira edição do Fórum Empreendedor - FE4. É a sua chance de debater com esses craques e com seus colegas questões e dilemas nas áreas de finanças, vendas e marketing, tecnologia e tributação. Afinal, nenhuma empresa é uma ilha, certo?
A ACSP agrega conhecimento e alinha ações visando o aprimoramento do empreendedor. Nascemos e crescemos para estar ao seu lado, ajudando a enfrentar desafios, vencer com determinação e garantir seu sucesso empresarial, sempre buscando promover um ambiente favorável aos negócios.
O atual cenário econômico nos mostra o quanto é necessário capacitar o empreendedor e ajudar a identificar ações de crescimento. O FE4 é uma grande oportunidade para empreendedores que buscam o crescimento, capacitação, networking e fazer valer sua presença no mercado brasileiro.
O FE4 traz uma estrutura diferenciada, dinâmica e objetiva. No primeiro encontro, debates e depoimentos de empresários do mercado varejista serão os diferenciais. Com 3 horas de duração em média, cada um dos quatro módulos seguintes apresentam a oportunidade de debater temas específicos com especialistas renomados do mercado.
Quais os trunfos de uma empresa nestes tempos de crise econômica para sobreviver e prosperar? A capacidade de inovar velozmente tornou-se decisiva para vencer obstáculos e acumular vantagens competitivas, como a integração de lojas físicas a programas de inovação bem costurados.
Na sessão inaugural do Fórum Empreendedor 2016 escalamos um time de especialistas para debater rotas alternativas para o sucesso, ilustrado com casos exemplares de empresas que reagiram às dificuldades com ousadia. Um panorama do varejo físico e do comércio eletrônico ajudará os empreendedores a compreender de que maneira uma empresa deve gerir seus negócios em diferentes plataformas e como se relacionar com os clientes.
É Presidente da Alpargatas S/A, dona da sandália Havaianas, único produto de consumo brasileiro vendido globalmente. Graduado em Administração de Empresas e Bacharel em Direito, MBA em Gestão de Negócios pelo Coppead/UFRJ e MBA em Gestão Avançada/Finanças pelo INSEAD. Seus principais cargos como executivo foram: Superintendente de Compras e de Operações da Mesbla S/A, Diretor Comercial e Logística de Distribuição da Gradiente Entertainment e Empresário do setor de Calçados e Utilidades Domésticas. Ingressou na Alpargatas em 1997 e assumiu a presidência em 2003.
Utsch comenta sobre a importância de ter uma estratégia de marca forte durante a crise, confira aqui a matéria em entrevista exclusiva para o Diário do Comércio.
Nelson Barrizzelli é economista, professor aposentado da FEA-USP, coordenador de projetos da FIA (Fundação Instituto de Administração), sócio da AGC (Consultoria Especializada de Aceleração de Lucratividade) e membro de conselhos de administração
Confira seu ponto de vista sobre a economia, em entrevista exclusiva para o Diário do Comércio.
Pedro Guasti ocupa o cargo de CEO da Ebit e Presidente do Conselho de e-commerce da FecomercioSP.
Co-fundador da Ebit em 2000, foi responsável pela estruturação das áreas de Marketing Comportamental, Inteligência de Mercado e Universidade Corporativa do Buscapé Company.
Colabora ativamente na divulgação e fortalecimento do e-commerce no Brasil, sendo um dos idealizadores do relatório WebShoppers.
Graduado em Tecnologia da Computação pelo Mackenzie-SP, pós-graduado em Varejo no Provar/FIA e MBA na Universidade de São Paulo em Conhecimento, Tecnologia e Inovação.
Membro do grupo de investidores Harvard Business Angels, palestrante e professor de e-commerce em tendências no varejo Omnichannel.
Guasti comentou, em entrevista exclusiva para o Diário do Comércio, sobre como o e-commerce pode ajudar o Varejo a Vencer a Crise. Leia agora.
Graduado em economia pela faculdade de ciências econômicas da universidade Mackenzie e com curso de especialização em administração mercadológica em nível de pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas.
De 1966 a 1999 foi sócio diretor de empresas nas áreas textil (Kapi), construção civil (Perimetral) e comércio exterior (IAT).
Desde 1999 é diretor do grupo Camisaria Colombo.
De 1981 a 2000 – coordenador dos conselhos de economia e tecnologia do sindicato da habitação - SECOVI-SP.
Desde 1999 é membro da diretoria da Associação Comercial de São Paulo sendo atualmente vice-presidente e coordenador do conselho do varejo desta entidade.
Foi vice presidente da associação viva o centro e presidente do conselho do centro de apoio ao pequeno empreendedor.
É o representante titular da ACSP no “Forum de Competitividade do Varejo” do Ministério da Indústria, comércio exterior e serviços.
Coordenou e liderou as comitivas da Associação Comercial de São Paulo na NRF big show em Nova York nos últimos oito anos.
Representou a Associação Comercial de São Paulo nos congressos internacionais da ICSC em Las Vegas e Cartagena.
Escreveu várias colunas sobre varejo no jornal diário do comércio.
É membro do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo onde participa do comitê de expansão e do grupo de trabalho “Campanha Anticrise e Apoio ao Consumidor”
Os novos desafios do mercado exigem ferramentas on-line de maior abrangência, alto grau de segurança e sempre com foco na sustentabilidade. Os sistemas de gestão on-line permitem emitir, gerenciar e armazenar documentos fiscais com segurança e eficiência, integrando informação, agilidade e economia. Esse módulo visa a troca de experiência entre empresas desenvolvedoras de sistemas e empresários que necessitam cada vez mais da tecnologia moderna.
Atua com TI desde os 16 anos de idade. Atuou como programador, analista de sistemas, gerente de projetos e gerente de serviços, prestando serviços para grandes empresas multinacionais como Souza Cruz, Bunge, Seara e HSBC. Participou do primeiro projeto emissor de nota fiscal eletrônica no Brasil; de onde nasceu a inspiração para a criação de sistemas para gestão de documentos fiscais eletrônicos.
Fundou em 2007 a “Inventti” com foco em documentos fiscais eletrônicos. Criou em 2010 o myrp – sistema de gestão empresarial on-line para micro e pequenas empresas. Atualmente é o diretor técnico e de marketing das empresas do grupo e entusiasta do empreendedorismo.
O myrp é um Sistema de Gestão Empresarial que emite todos os documentos fiscais e garante o gerenciamento de uma pequena empresa pela internet de forma 100% segura.
A Inventti é pioneira no Brasil, em Sistemas para Gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos com 15 mil clientes ativos.
Bacharel em Ciências da Computação – FURB – 1998
MBA Gestão Empresarial – FGV – 2007
MBA Gestão Estratégica de Negócios – INPG – 2013
PMP - Project Management Professional pelo PMI – Project Management Institute - 2004
Vencedor do prêmio Gustav Salinger – Jovem Empreendedor 2010.
Confira aqui a matéria com Tibério, sobre como a tecnologia pode ajudar a empresa a ser mais eficiente, em entrevista exclusiva para o Diário do Comércio.
Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e MBA em Tecnologia da Informação pela FGV. Está há 2 anos na Microsoft trabalhando na capacitação e suporte nos processos de venda para o time da Microsoft e dos parceiros em Business Solutions (ERP e CRM). Trabalhou 7 anos na Oracle com soluções de gestão (ERP) nas áreas de consultoria e pré-vendas.
Com determinação e um pensamento positivo, voltados para a geração de soluções, esse módulo nos mostrará que os desafios nada mais são que oportunidades a serem aproveitadas através de ideias inovadoras. Acreditando sempre que a imagem e as estratégias estão interligadas e definem o objetivo a ser alcançado, aqui veremos como as vendas podem ser alavancadas com as estratégias de marketing adequadas. Talento, responsabilidade, agilidade e diversidade dão o tom para criar e inovar nas ações de vendas.
Empresário, sócio da Casa do Saber, 29 anos na carreira publicitária.
Passou por agências como Standard (hoje Ogilvy), Young & Rubicam, Talent e W/Brasil, antes de se tornar VP da FCB Brasil. Em 1995, fundou a Loducca. Criou campanhas memoráveis, revelou inúmeros talentos e marcou a história da publicidade brasileira desfrutando de grande respeito nacional e internacional.
Em 2015, Loducca, como é conhecido, vendeu sua participação na empresa. Há três anos, comanda o programa “Quem Somos Nós?”. Veiculado na rádio Eldorado e disponibilizado em Podcast, em 2016, após o grande sucesso dos anos anteriores, Celso faz o lançamento do programa no YouTube.
Aproveite e leia a entrevista de Loducca, exclusiva para o Diário do Comércio, sobre a importância do publicitário Captar as Mudanças Sociais
Empreendedor idealizador da Acelera Negócios, sócio da Tino Comunicação e com 18 anos de atuação nas áreas de publicidade e marketing digital.
Passou por agências como o Grupo Full Jazz de Propaganda, Fess’Kobbi Comunicação, Tugarê CDM São Paulo antes de atuar como sócio na Tino Comunicação, agência estratégica especializada no mercado de saúde e bem estar.
Em 2016, criou o canal Acelera Negócios, com a missão de auxiliar e orientar pequenos empresários e empreendedores a descobrirem os benefícios do marketing digital para acelerar os resultados sem seus negócios.
O ano de 2016 trouxe novidades na legislação que rege a parte contábil das empresas. Novas obrigações exigiram grandes reestruturações na rotina do empreendedor. Conhecer mais e melhor cada uma delas é a solução para os empresários evitarem surpresas que podem resultar em multas e impedir o crescimento do seu investimento. Esse módulo trará nomes que farão a diferença para a área fiscal das empresas, mostrando de forma clara e objetiva como lidar com as novas leis e suas obrigatoriedades.
Há 22 anos em Consultoria Jurídica e Previdenciária, com vivência em empresas de grande porte.
Experiência em recolhimento de INSS, IRRF e FGTS; análise e desenvolvimento de sistemas de desconto (vale refeição / transporte); cálculos de encargos sociais, cálculo e análise de folha de pagamento.
Constante atualização com relação às Leis e Normas Trabalhistas e Previdenciárias.
Atuação como Consultor Jurídico.
Conhecimentos nos segmentos Trabalhista e Previdenciário.
Confira sua entrevista, exclusiva para o Diário do Comércio, sobre o adiantamento do eSocial.
Bacharel em Ciências Contábeis. Pós-Graduada em Finanças, Custos Empresariais e Controladoria.
Empresária, há 20 anos atuando na área contábil, fiscal e de consultoria. Diretora Administrativa da AESCON-SP.
Um bom planejamento orçamentário aliado a uma linha de crédito segura e confiável incentiva o empreendedor a ousar e a acreditar no crescimento da sua empresa. Uma gestão de sucesso pede conhecimento e acompanhamento maiores, a fim de encontrar soluções com responsabilidade e credibilidade. Com o financiamento correto e o investimento seguro, o projeto de inovação empresarial ganha forma e conteúdo. Participe do módulo e tenha uma visão completa de como investir e garantir seu crédito.
Engenheiro pós-graduado em Administração de Empresas, Johashi atende às necessidades dos clientes em finanças corporativas, levantamento de capital, negociações e processos de fusões e joint ventures. Para otimizar este trabalho, o especialista conta com um programa de administração de riscos de crédito, operacionais e de mercado. Tem larga experiência no mercado financeiro. De 1994 a 2003, especializou-se na administração de fundos de investimentos como diretor estatutário do Bank Boston Asset Management. Em entrevista exclusiva para o Diário do Comércio, Johashi comentou da importância de não enfrentar a recessão sozinho, confira.
Diretor Presidente da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e Presidente Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)
· Economista, com Ms of Science em Economia Rural
· Aposentado do Banco Central do Brasil - BACEN
· Conselheiro Certificado IBGC
· Membro do Conselho Superior da ABBC
· Membro do Conselho da COSESP
· Membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE – SP
· Membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE Nacional
· Presidente do Banco Nossa Caixa - São Paulo
· Diretor do Banco Interamericano de Ahorro e Préstamo – BIAPE (Venezuela)
· Coordenador de Gestão das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento e Orçamento
· Diretor de Gestão de Recursos de Terceiro do Banco Cooperativo do Brasil
· Diretor Financeiro e Presidente Interino da Caixa Econômica Federal-CEF
· Vice-Presidente Executivo do Conselho de Política Financeira do Estado de Minas Gerais
· Presidente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais
· Secretário-Executivo do Banco Central do Brasil
Conheça o trabalho da DESENVOLVE SP aqui, em entrevista exclusiva para o Diário do Comércio.
Estrategista de investimento do Votorantim Private Bank desde abril de 2014, responsável pela área de Planejamento Patrimonial, Investimentos e Modelagem.
Antes disso foi diretor de investimentos da Schroders do Brasil, responsável por fundos multimercado, ações e renda fixa, onde trabalhou a partir de 2007.
Foi diretor vice-presidente da Itau CCTVM entre 2005 e 2006 responsável por estratégia de investimentos e toda equipe de analistas macro, renda fixa e ações da corretora. Entre 1995 e 2005 atuou no Banco CCF Brasil e subsequentemente no HSBC Brasil após a incorporação daquele em 2001, assumindo diversas posições como chefe de pesquisa de investimentos, economista chefe do Banco CCF Brasil, diretor financeiro do fundo de pensão Multipatrocinado até Diretor de Investimentos do HSBC Asset Management por cinco anos. Iniciou sua carreira como trainee do Citibank em 1987 onde trabalhou até 1995 passando por diversas áreas em asset mangement e distribuição de mercado de capitais tanto no Brasil quanto no exterior. É atualmente presidente do Advisory Board do CFA Society no Brasil.